A consultoria empresarial é um importante recurso de análise especializada, elaborado principalmente para pequenas, médias e grandes empresas que visam objetivos como a otimização de processos internos, avaliações de riscos e desenvolvimento de estratégias planejadas para atuação que, em conjunto, geram uma excelente prestação de serviço e consequentemente lucratividade.
Dessa forma, a consultoria empresarial pode ser uma categoria tanto de prevenção quanto de diagnóstico empresarial, ambas imprescindíveis para aqueles empresários que buscam implementar um negócio excepcional, bem como seu aperfeiçoamento quando necessário.
Mesmo assim, tradicionalmente é comum associar a ideia de consultoria empresarial a um atendimento que aborda especificamente características de gestão administrativa. Ocorre que este conceito evoluiu de diversas maneiras, tanto que além do atendimento jurídico propriamente dito atualmente são realizadas em conjunto consultorias voltadas para marketing, recursos humanos e dados, de compliance, de adequação à LGPD, dentre outras, que certamente requerem a atuação de um profissional especializado para o pleno benefício estratégico da empresa.
Com isso, o presente artigo aborda o termo “consultoria empresarial” como aquela que está interligada a todas as demais áreas jurídicas, desde as trabalhistas, tributárias e contratuais, até questões atuais relativas ao direito digital. São explicadas as características da consultoria empresarial evidenciando suas vantagens, debate das matérias comuns demandadas e, como de costume, uma seção de perguntas e respostas para dúvidas regulares que o escritório recebe sobre o assunto.
Como funciona uma consultoria empresarial?
Por meio de um esforço técnico profissional, uma consultoria empresarial busca evitar ou apresentar soluções práticas para problemas apresentados pelo cliente. Imagine, por exemplo, uma empresa que vem sofrendo reiteradamente com derrotas judiciais na esfera trabalhista.
Essa empresa pode contratar um escritório de advocacia para realizar uma consultoria empresarial completa, que identificará os pontos de risco que aumentam as chances dessa derrota. A consultoria empresarial trabalhista, neste caso, entregará uma série de razões que deverão ser corrigidas e a forma como essas adaptações deverão ser implementadas, para que o problema não continue acontecendo.
Este mesmo modelo de solução pode se aplicar a diversos outros segmentos do direito, sempre transmitindo para o cliente a tranquilidade de que estará praticando um planejamento sólido que trará resultados consistentes.
Fale com um advogado especialista.
Consultoria empresarial e assessoria jurídica: qual a diferença?
Muitas pessoas, ainda hoje, confundem a função de uma assessoria jurídica com a de uma consultoria jurídica. Na prática, os dois serviços se diferenciam pelo escopo e pela duração atribuídos em cada cenário.
A consultoria diz respeito a um objetivo específico a ser solucionado, ou com um caminho para a melhor direção possível a ser seguida. Em outras palavras, contrata-se uma consultoria para dar um parecer, orientação ou solução para uma ou mais questões específicas. Uma vez respondida essa questão, está finalizada a consultoria. Ela possui características de um projeto, com início, meio e fim.
Já a assessoria jurídica tem uma relação de continuidade. É mais ampla e atende em mais frentes. Consultorias podem fazer parte do serviço de uma assessoria, somadas aos atendimentos recorrentes e ao acompanhamento constante que é característico de uma prestação de serviço mais completa. Ao contrário da consultoria, a assessoria atua na busca por respostas para todas as questões já existentes na empresa e que vierem a surgir ao longo do tempo.
Em outras palavras, a assessoria pode ser interpretada como a disponibilidade de um profissional capacitado para a resolução de questões a longo prazo, diversa da consultoria que é o atendimento pontual para a solução de questões na maioria das vezes pré-existentes.
Ligue agora e agende uma reunião.
As vantagens de um consultoria empresarial
Agora que você já sabe o que significa uma consultoria empresarial e como ela pode ser concretizada, vale a pena considerar quais são suas vantagens
Segurança legal
Na grande maioria dos casos, a consultoria empresarial apresenta como uma de suas principais vantagens o fato de resultar em um plano de ação direito, seguro, com baixa probabilidade de implicações negativas, ou com suas implicações devidamente mensuradas e alertadas para que o cliente tome uma decisão consciente.
Isso resulta em uma segurança legal, com menos pontos de incertezas e complicações futuras.
Estratégia orientada por dados e fatos
Outra enorme vantagem de contar com uma consultoria empresarial é a possibilidade de somar à intuição empresarial, uma base fundamentada no caso concreto, inclusive com análise de decisões judiciais aplicadas e análise de consequências, para justificar as ações a serem tomadas. É claro que o poder de decisão é mantido nos indivíduos que comandam o negócio, mas para isso passarão a contar com uma amplitude maior de informações que darão amparo para a definição final, de acordo com os prognósticos da consultoria.
Fale com um advogado especialista.
Segurança trabalhista
Sem dúvidas, a questão trabalhista é uma enorme preocupação de muitas empresas que contam com uma carga significativa de funcionários. O que nem todo mundo sabe é que as decisões contrárias a empresas na justiça do trabalho podem ser substancialmente reduzidas, com a simples tomada de ações enquanto não há o processo judicial. Desenvolver uma estratégia de proteção é a melhor maneira de evitar gastos futuros com a justiça do trabalho e poder crescer sem o medo de impactos e sanções legais.
Veja também | Como um Empresário Pode se Defender de um Processo Trabalhista?
Segurança tributária
A segurança e o planejamento tributário também fazem parte do rol de serviços mais buscados no contexto de uma consultoria empresarial. Isso vale tanto sob uma ótica de blindagem tributária, quanto da lógica do planejamento propriamente dito, no qual a organização estrutural da empresa pode impactar significativamente nos tributos gastos pelo empreendimento ao longo de toda a sua cadeia, transformando seus resultados, podendo gerar conclusões de prejuízo ou lucro.
Redução de judicialização
Não há dúvidas de que a judicialização é uma das formas mais onerosas de resolução de conflitos. Em outras palavras, toda vez que é necessário “entrar na justiça” para resolver uma situação, as partes envolvidas já estão passando por um desgaste financeiro e de esforços que talvez pudessem ter sido evitados com uma consultoria profissional.
Contar com uma consultoria empresarial pensada para reduzir estes gastos e esforços é uma excelente maneira de passar por menos situações de judicialização, ganhando uma série de benefícios típicos.
Ligue agora e agende uma reunião.
Perguntas frequentes sobre consultoria empresarial
Como de costume, solicitamos à nossa equipe especialista em consultoria empresarial para responder as perguntas mais comuns que recebemos todos os meses em nosso escritório. Se você tiver alguma outra dúvida, entre em contato conosco.
A consultoria empresarial é apenas para empresas com problemas na justiça?
Certamente não. Via de regra, o melhor cenário para se utilizar uma consultoria empresarial é antes que exista qualquer tipo de problema relacionado àquela empresa. Isso porque os melhores efeitos são obtidos em antecipação a problemas graves, que geralmente acarretam em problemas na justiça.
A consultoria empresarial pode ser prestada por alguém que não seja advogado?
Quando o assunto é uma consultoria empresarial relacionada a assuntos jurídicos, trata-se de uma atividade exclusiva da advocacia que deve, obrigatoriamente, ser prestada por pessoas com inscrição regular na OAB.
Mesmo que o serviço seja prestado por uma empresa de consultoria de gestão e administração, a parte relacionada ao conteúdo jurídico deverá ser guiada por um advogado empresarial ou advogada responsável na equipe, para que não se configure exercício de atividade restrita.
É caro contratar uma consultoria empresarial?
Se, por um lado, costuma-se dizer que valores são relativos, há uma constante que também faz parte dos ditos populares e se aplica muito profundamente a essa pergunta: é melhor prevenir do que remediar.
Ao longo do tempo, fica claríssima a tendência de que consultorias são sempre mais vantajosas do que deixar que o tempo revele as consequências de uma tomada de decisão não baseada em informações sólidas e planejadas.
A consultoria empresarial pode ser dada pelo escritório de advocacia que atende minha empresa por meio de assessoria?
Definitivamente sim, nas situações em que o escritório de advocacia responsável pela assessoria é capaz, também, de prestar serviço jurídico especializado.
Isso acontece porque o escritório que desenvolveu a solução durante a consultoria terá muito mais intimidade com a estratégia em questão. Assim, ele terá maior controle dos pontos que exigem mais atenção e das maneiras de tirar o melhor proveito possível para a sua empresa na situação que estiver enfrentando.
Obviamente, essa não é uma necessidade. Porém, sempre que possível, aliar a consultoria a uma assessoria é uma decisão que recomendamos.
Ter uma boa consultoria significa não ter processos judiciais?
Outra dúvida comum que precisa ser esclarecida é que ter a definição de um consultoria empresarial sobre os próximos passos a seguir não é sinônimo de imunidade de qualquer tipo de conflito judicial. Seja pela demanda de outras pessoas, ou mesmo pela sua vontade, há situações em que a via judicial é a única solução possível até mesmo por indicação da própria consultoria empresarial.
Contar com a consultoria representa, porém, uma grande chance de estar bem preparado para ter um resultado positivo para o seu conflito judicial, evitando surpresas negativas.
Nosso escritório conta com um grupo de advogados especialistas em direito empresarial. Entre em contato conosco para obter as melhores soluções para sua demanda.
Galvão & Silva Advocacia
Artigo escrito por advogados especialistas do escritório Galvão & Silva Advocacia. Inscrita no CNPJ 22.889.244/0001-00 e Registro OAB/DF 2609/15. Conheça nossos autores.