Qual é a pena de um Réu Primário?

Qual é a Pena de um Réu Primário?

Converse com um advogado

Preencha o formulário abaixo e receba nosso contato personalizado:

25/04/2023

5 min de leitura

Atualizado em

pena-de-um-reu-primario

O réu primário é aquele que não possui condenações em processos criminais, ou seja, não possui antecedente criminal positivo. Nestes casos, observando a natureza e gravidade do crime cometido, a pena de um réu primário é diversa daquela aplicada ao réu reincidente.

Assim, para melhor compreender a pena de um réu primário, discutiremos como o Código Penal os define, como é aplicada e quais as principais diferenças entre um réu primário e um reincidente.

Quem é um réu primário?

Réu primário é um termo legal que identifica uma pessoa que é acusada de um crime pela primeira vez. Válido ressaltar que as sentenças criminais são firmadas após o “trânsito em julgado”, ou seja, quando não cabe recurso daquela decisão, tornando-a definitiva. Assim, a pena deve considerar este aspecto processual.

Caso o indivíduo tenha sido investigado ou levado à Juízo, mas não houvesse ocorrido o trânsito em julgado sobre sua condenação, este não seria considerado um réu reincidente, pois o que o caracteriza a condenação prévia é a decisão judicial em sentença sem cabimento de recurso. Ainda, esta é uma das garantias constitucionais: “Ninguém será considerado culpado até que o trânsito em julgado em sentença penal condenatória” (CF, artigo 5º, inciso LVII).

Quem é o reincidente?

Ao contrário do réu primário, o réu reincidente é aquele que já foi condenado em processo criminal. O artigo 63 do Código Penal, define como reincidência quando o agente comete novo crime, depois de transitar em julgado a sentença que, no País ou no estrangeiro, o tenha condenado por crime anterior.

O Código Penal brasileiro define que o juiz, ao fixar a pena, deverá verificar a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social, a personalidade do agente, os motivos, circunstâncias e consequências do crime. Portanto, a pena de um réu primário não será a mesma aplicada a um réu reincidente.

Qual a diferença entre réus primários e reincidentes?

A principal diferença entre um réu primário e um réu reincidente é a aplicação da pena. Considerando que um réu primário é uma pessoa condenada por um crime pela primeira vez, a pena de um réu primário é, geralmente, mais leve do que a de um réu reincidente. Isto porque considera-se que o réu primário possui menos probabilidades de cometer um crime novamente.

Por outro lado, no caso de réu reincidente aplicam-se penas mais duras por considerar que este possui conhecimento sobre o crime cometido. Portanto, em alguns crimes aumenta-se o tempo de pena de reclusão caso o indivíduo seja reincidente. Além disso, na pena de um réu primário, diminui-se o tempo de pena de reclusão.

Mas, qual é a pena de um réu primário? Vejamos a seguir.

Qual é a pena de um réu primário?

A pena de um réu primário, também será fixada a partir do previsto no artigo 59 do Código Penal. Porém, enquanto a reincidência é motivo de agravante na aplicação da pena, os bons antecedentes são uma atenuante na aplicação da pena de um réu primário.

Neste sentido, a aplicação da pena depende das circunstâncias da situação. Mas, geralmente, a pena de um réu primário pode incluir a pena de prisão, multa, prestação de serviços comunitários ou outras medidas. Isto posto, o juiz pode decidir que a condenação seja menos severa se for comprovado que o réu primário agiu de boa-fé. 

Ademais, a pena de um réu primário, de acordo com Código Penal pode ser pena restritiva de direito, isto é, prestação de serviços comunitários, aplicação de multa, limitação de fim de semana, entre outras. Porém, em caso de descumprimento da restrição imposta, a pena poderá ser convertida em privativa de liberdade.

Quais são os direitos dos réus primários?

O direito à defesa é a lei fundamental da justiça criminal, e um dos direitos básicos dos réus primários é o direito de recorrer. A Constituição Federal assegura que todos terão direito à ampla defesa na instância administrativa e judicial, portanto, antes da aplicação da pena de um réu primário, este possui direito à defesa.

O réu primário tem direito a ser representado, de ter um processo devido e legal, e, inclusive, na aplicação da pena deve ser garantida aquelas determinadas no Código Penal. Portanto, é importante compreender seus direitos se você for um réu primário e estiver enfrentando acusações criminais, para que você possa ter o melhor resultado possível.

Quando um réu primário é acusado de um crime, sua liberdade e seu futuro estão em jogo. Por isso, é muito importante que tenha um advogado especialista em direito criminal para defendê-lo. Apenas um advogado especialista tem a experiência necessária para garantir que sua sentença seja justa e que haja a aplicação de pena de um réu primário.

Um profissional desta área trabalha para que seu cliente obtenha a melhor defesa possível, coletando provas, descobrindo fatos novos e usando argumentos jurídicos a seu favor que poderão diminuir a pena de um réu primário, se for este o caso. Além disso, pode falar com testemunhas, ajudar na busca por documentos comprobatórios e, se necessário, recorrer a pareceres de especialistas para explicar questões complexas.

Nosso escritório possui advogados especialistas em direito penal que estão prontos para lhe orientar e garantir a efetivação dos seus direitos. Portanto, caso você ou alguém de sua família esteja com dúvidas sobre aplicação de pena de um réu primário, entre em contato com a Galvão & Silva Advocacia.

5/5 - (1 voto)
Autor
Galvão & Silva Advocacia

Artigo escrito por advogados especialistas do escritório Galvão & Silva Advocacia. Inscrita no CNPJ 22.889.244/0001-00 e Registro OAB/DF 2609/15. Conheça nossos autores.

Revisor
Daniel Ângelo Luiz da Silva

Advogado sócio fundador do escritório Galvão & Silva Advocacia, formado pela Universidade Processus em Brasília inscrito na OAB/DF sob o número 54.608, professor, escritor e palestrante de diversos temas relacionado ao direito brasileiro.

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escritório bem avaliado Temos uma reputação global por fornecer serviços jurídicos excepcionais.
Posts relacionados

Cartel: Como a Legislação Combate essa...

Por Galvão & Silva Advocacia

08 nov 2024 ∙ 8 min de leitura

Lei de Drogas: Entenda a Atuação do...

Por Galvão & Silva Advocacia

10 maio 2024 ∙ 9 min de leitura

Como Formular um Recurso Ordinário em Habeas...

Por Galvão & Silva Advocacia

08 maio 2024 ∙ 10 min de leitura

Posts recomendados

Advogado especialista em dívidas bancárias

Por Galvão & Silva Advocacia

28 dez 2020 ∙ 16 min de leitura

Onde nos encontrar
Goiânia - GO
Av. Portugal, n°1148, Sala C 2501 - Edifício Órion Business & Health Complex, Setor Marista, Goiânia - GO CEP: 74.150-030
São Paulo - SP
Avenida Paulista, 1636 - Sala 1504 - Cerqueira César, São Paulo - SP CEP: 01.310-200
Belo Horizonte - BH
Rua Rio Grande do Norte, 1435, Sala 708 - Savassi, Belo Horizonte - MG CEP: 30130-138
Águas Claras - DF
Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino, Brasília - DF CEP: 71950-770
Fortaleza - CE
Rua Monsenhor Bruno, nº 1153, Sala 1423 - Scopa Platinum Corporate, Aldeota, Fortaleza - CE CEP: 60115-191
Florianópolis - SC
Av. Pref. Osmar Cunha, 416, Sala 1108 - Ed. Koerich Empresarial Rio Branco, Centro, Florianópolis - SC CEP: 88015-200
Natal - RN
Avenida Miguel Alcides de Araújo, 1920, Lote A, Capim Macio, Natal - RN CEP: 59078-270
Salvador - BA
Avenida Tancredo Neves, 2539, Sala 2609 - CEO Salvador Shopping Torre Londres, Caminho das Árvores, Salvador - BA CEP: 41820-021
Teresina - PI
Rua Thomas Edson, 2203 - Horto, Teresina - PI CEP: 64052-770
Curitiba - PR
Rua Bom Jesus, Nº 212, Sala 1904 - Juvevê - Curitiba - PR CEP: 80.035-010
João Pessoa - PB
Avenida Dom Pedro I, no 719, sala 104, Tambiá - João Pessoa - PB CEP: 58020-514

©2024 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados.
CNPJ 22.889.244/0001-00 | OAB/DF 2609/15

SCS Quadra 08, Venâncio Shopping, Bloco B-60, 2º Andar, Salas 203 e 204, Brasília - DF CEP: 70.333-900 Tel: +55 (61) 3702-9969

Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido

Olá, tudo bem? Clique aqui e agende uma consulta com o especialista.
Formulário de whatsapp
Ligar
Aguarde um momento enquanto geramos o seu protocolo de atendimento.