O advogado especialista em Golpe Banco Pan é o profissional que lida com casos os quais golpistas usaram de artimanhas para acessar a conta, o cartão ou receber dinheiro de uma vítima. Obviamente, quando falamos em “Golpe Banco Pan”, estamos falando de uma prática criminosa que é praticada contra a vítima e contra o próprio banco, que também é prejudicado pela ação destes golpistas. Afinal, muitas vezes os criminosos até mesmo se fazem passar pelo banco.
No artigo de hoje, elaboramos uma lista de golpes comuns e de medidas que você pode tomar para se proteger de golpes deste tipo. Confira:
Tipos mais comuns de golpe Banco Pan
Um dos passos mais importantes para evitar um golpe Banco Pan é, claro, conhecer quais são os tipos de golpe mais comumente praticados pelos criminosos. Ao conhecer as práticas, você ganha autonomia para identificar os padrões e evitar o espaço para que se concretizem.
Por isso, nossa equipe especialista em crimes bancários preparou uma lista dos golpes mais recorrentes no setor:
Falso suporte via WhatsApp
Um dos golpes mais recorrentes acontece quando um suposto atendente do banco entra em contato com você, oferecendo algum tipo de ajuda em relação à sua conta ou sua senha. Normalmente, esse tipo de golpe desencadeará no pedido por alguma senha ou o envio de um código de verificação de dois fatores, que você deverá informar.
Em última instância, essas informações servem para que os criminosos se apropriem do seu acesso, fazendo transferência, tomando empréstimo e obtendo os dados do seu cartão de crédito. Isso faz com que esses contatos “voluntários” via WhatsApp sempre devam ser encarados com desconfiança.
Golpe do Motoboy para “descarte” do cartão
Recentemente, essa se tornou uma modalidade de Golpe Banco Pan praticada por vários criminosos. Ela consiste em ligar para a vítima se fazendo passar pela instituição financeira, informando que o cartão dela foi clonado e que precisa ser desativado.
Para isso, pedem que a vítima confirme a senha e aguarde a chegada de um motoboy que irá orientar a destruição do cartão e o levará para o banco. Uma vez na cena do crime, o golpista orienta a destruição do cartão de forma que mantenha o chip inteiro. Isso permite seu uso depois. Com o chip e com a senha em mãos, os criminosos se aproveitam da situação para fazer compras, transferências e empréstimos.
Troca de cartão no uso
Outro Golpe Banco Pan comum acontece quando um vendedor pega o seu cartão para “utilizar” na máquina, mas o troca por outro cartão falso para ficar com o seu original.
Clonagem de cartão no uso
Assim como a troca do cartão é uma prática comum, existe um tipo semelhante de Golpe Banco Pan que clona as suas informações ao utilizar o cartão na máquina. Assim, as informações ficam disponíveis para uso em compras digitais.
Falso contato telefônico
Outro golpe comum acontece quando alguém liga, supostamente em nome do banco, falando que houve algum problema de segurança que precisa ser corrigido. Normalmente, essa conversa evolui para pedir dados pessoais, que serão utilizados depois para a tomada da conta.
Golpe das milhas falsas
Recebeu uma mensagem falando sobre milhas ou pontos acumulados no seu cartão? Não clique em nenhum link. Acesse seu aplicativo e confira os pontos por lá. É muito mais seguro e evita dores de cabeça.
Envio de boleto falso
Um tipo de Golpe Banco Pan muito simples, mas recorrente, acontece quando criminosos enviam boletos falando que se trata de uma cobrança por certo tipo de serviço que você efetivamente tem contratado. O problema é que o boleto não diz respeito aquele serviço, caindo diretamente na conta dos golpistas.
Pedido de devolução de Pix inexistente
Outro tipo de Golpe Banco Pan comum acontece quando alguém, supostamente do banco, entra em contato mostrando um comprovante de transferência de Pix feito “por engano”, pedindo que você devolva o valor. Porém, o comprovante é falso ou é agendado para um dia futuro, de forma que os golpistas cancelam a transferência assim que você enviar o dinheiro, perdendo a transferência de “devolução”.
Link fraudulento para troca de senha
Um Golpe Banco Pan mais sofisticado utiliza técnicas anteriores, mas sem a necessidade de pedir a senha para você por telefone ou WhatsApp. É enviado um link para que todo o procedimento seja feito em “segurança”. Porém, o link não altera senha alguma: ele capta a informação que você digitou, fornecendo seus dados e senha para os criminosos.
Boas práticas para evitar um Golpe Banco Pan
É evidente que a responsabilidade de um Golpe Banco Pan é de quem pratica o crime. Com isso definido, porém, é importante ter em mente que existem medidas que podem ser tomadas e que reduzem os riscos de os criminosos concretizarem seus planos.
Segue uma lista de boas práticas simples que você pode adotar para minimizar as chances de sofrer um Golpe Banco Pan.
Nunca informe sua senha em nenhum contexto incomum
Simples assim. Sua senha só será pedida nos caixas, no app, ou no momento da compra. Não a passe em nenhum outro contexto, pois o Banco Pan não irá solicitar.
Muita atenção aos links nos quais você clica
Você só deve clicar em links de fontes conhecidas e confiáveis. Ao acessar um endereço por mera curiosidade, você se coloca em risco desnecessário de ceder informações ou baixar inadvertidamente algum vírus que prejudica sua segurança.
Desconfiou? Desligue e entre em contato com o número oficial do banco
Não tenha medo de interromper um atendimento telefônico por desconfiança. Essa atitude é, inclusive, benéfica para os bancos, pois é um cuidado legítimo, que evita um potencial Golpe contando com um advogado especialista em golpe Banco Pan – do qual o próprio banco também é vítima. Depois, entre em contato com algum canal que você sabe ser oficial.
Certifique-se de que o e-mail recebido realmente é do Banco Pan
Muitos golpes podem ser enviados pela simples conferência de que o endereço de e-mail que mandou um certo contato para você é, realmente, pertencente ao banco que você utiliza. Se você desconfiar de um golpe Banco Pan, confira qual é o e-mail do banco que normalmente envia contatos para você para saber se é o mesmo ou se o domínio mudou repentinamente.
Nunca entregue seu cartão
Uma boa forma de evitar um Golpe Banco Pan é evitar colocar o seu cartão na mão de outra pessoa. A máquina tem aproximação? Aproxime você mesmo, sempre em uma situação na qual você esteja de olho no cartão, preferencialmente sem nunca perder o contato.
Certifique-se de estar pagando pelos boletos certos
Antes de pagar um boleto, certifique-se de que é mesmo o boleto que você acha que é. Confira o endereço do remetente, seu nome, seus valores e as instruções que constam no boleto. Ao pagar, certifique-se de que foram carregados os dados certos e interrompa a operação sempre que um nome estranho aparecer.
Utilize os contatos oficiais de atendimento para resolução de problemas
É evidente que seria muito conveniente se as instituições financeiras nos ligassem magicamente sempre que um novo problema aparece. Mas, na vida real, nem sempre é assim que funciona. Em casos de Golpe Banco Pan, criminosos se aproveitam deste desejo por conveniência para ter acesso imediato a informações que deveriam ser sigilosas.
Para evitar o problema, uma boa prática é você mesmo recorrer ao banco para resolver problemas relacionados a acessos, senhas e bloqueios. Entre em contato com os números que estão no seu cartão e no seu aplicativo, ou diretamente no site oficial da instituição.
Pessoa conhecida, mas número novo? Evite informações e transações
A questão é simples. Seria muita coincidência uma pessoa trocar de número e, imediatamente, precisar de um auxílio financeiro. E é ainda mais estranho quando esse é exatamente o procedimento de vários golpes bancários. Aquela pessoa conhecida trocou de número e veio com um assunto estranho de pedir dinheiro ou dados importantes? Pode ter certeza de que se trata de um golpe!
Fui vítima de um Golpe Banco Pan. E agora?
Mesmo tomando cuidados e tendo essas boas práticas como parte da sua rotina, é possível que você seja vítima de um Golpe Banco Pan. Neste caso, o primeiro passo a ser tomado é entrar em contato diretamente com um advogado especialista em golpes Banco Pan para receber orientações, fazer um boletim de ocorrência e tentar reverter a situação.
Por já ter vivenciado muitos casos do tipo, um profissional especialista no assunto conhece os meios mais eficientes para evitar que os danos aumentem e para tentar reaver quaisquer valores perdidos. Isso acontece porque agilidade e uma tomada rápida de decisão impactam profundamente sua chance de sucesso.
Um advogado especialista em Golpe Banco Pan é aquele com domínio e experiência em casos de estelionatos – sobretudo os bancários – atuando tanto na questão criminal, quanto na parte civil de recuperação a reparação dos danos sofridos por você em um golpe.
Se você está em busca de um profissional que atue na área, entre em contato com a nossa equipe do escritório Galvão & Silva e agende uma consulta. Analisaremos o seu caso individualmente para elaborar um plano de ação que foque em uma solução ágil e eficiente
Galvão & Silva Advocacia
Artigo escrito por advogados especialistas do escritório Galvão & Silva Advocacia. Inscrita no CNPJ 22.889.244/0001-00 e Registro OAB/DF 2609/15. Conheça nossos autores.