Incorporação imobiliária Como funciona o procedimento: Confira algumas dicas

Converse com um advogado

Preencha o formulário abaixo e receba nosso contato personalizado:

16/01/2023

5 min de leitura

Atualizado em

Incorporacao Imobiliaria
A incorporação imobiliária é o processo pelo qual um empreendedor constrói e comercializa unidades autônomas de um imóvel (como apartamentos) antes de sua conclusão, mediante registro no cartório e cumprimento de normas legais, garantindo segurança aos compradores.

No Brasil, a incorporação imobiliária se tornou uma estratégia de alta rentabilidade quando administrada de forma adequada. Justamente por isso, cada vez mais pessoas e empresas apostam neste mercado como uma forma de desenvolverem seu patrimônio em uma relação de tempo e retorno bastante saudável.

Ligue e agende a sua consultoria com o Advogado Especialista.

O que é incorporação imobiliária?

A incorporação imobiliária é o processo pelo qual uma empresa ou indivíduo adquire um terreno e constrói edifícios ou outras estruturas nele, com o objetivo de vendê-los como unidades de propriedade privada. Isso inclui desde a compra do terreno até a construção, vendas e entrega das unidades imobiliárias.

A incorporação imobiliária pode incluir desde a construção de casas unifamiliares até condomínios e edifícios comerciais de escritórios. Ela pode ser feita inteiramente por uma pessoa ou empresa, ou de forma segmentada. Um formato tradicional para isso é a aquisição de um terreno em troca de unidades construídas no futuro, por exemplo.

Quais são os passos de uma incorporação imobiliária?

Os passos de uma incorporação imobiliária podem variar dependendo do projeto e do local, mas geralmente incluem os seguintes:

  • Aquisição do terreno: A empresa ou indivíduo compra o terreno onde será construído o empreendimento;
  • Projeto e licenciamento: O projeto arquitetônico é desenvolvido e submetido para aprovação junto aos órgãos responsáveis pelo licenciamento;
  • Construção: As obras de construção do empreendimento são iniciadas, incluindo a fundação, estrutura, acabamentos, instalações elétricas, hidráulicas, etc;
  • Venda das unidades: As unidades imobiliárias são vendidas aos futuros proprietários, geralmente através de corretores de imóveis ou diretamente pela incorporadora.
  • Entrega das chaves: As unidades imobiliárias são entregues aos proprietários e as transações são registradas junto aos órgãos competentes;
  • Pós-venda: A incorporadora geralmente oferece suporte aos proprietários, incluindo manutenção e administração do condomínio.

Em alguns casos, esses passos podem ser diferentes, por exemplo, a incorporação pode ser lançada antes da construção, ou até mesmo a construção pode ser feita com o dinheiro dos compradores, como em casos de incorporações comerciais ou de investimento.

Requisitos típicos de uma incorporação imobiliária

Os requisitos legais para fazer uma incorporação imobiliária, variam de acordo com as leis e regulamentos locais, mas geralmente incluem:

  • Licença de construção: É necessário obter uma licença de construção do órgão responsável pelo licenciamento de construção, geralmente a prefeitura ou o estado;
  • Registro de propriedade: É necessário garantir que o terreno esteja registrado corretamente junto ao cartório de registro de imóveis, que não haja encargos ou restrições sobre a propriedade;
  • Projeto arquitetônico: É necessário apresentar um projeto arquitetônico que atenda às normas técnicas e de segurança, que esteja de acordo com as leis e regulamentos locais;
  • Certificado de viabilidade: É necessário obter um certificado de viabilidade, que garante que o projeto atende às condições e requisitos legais para a construção;
  • Projeto de infraestrutura: É necessário apresentar um projeto de infraestrutura que atenda às normas técnicas e de segurança, que esteja de acordo com as leis e regulamentos locais.
  • Certificado de aprovação: É necessário obter um certificado de aprovação, que garante que o projeto atende às condições e requisitos legais para a construção;
  • Registro do condomínio: É necessário registrar o condomínio junto ao cartório de registro de imóveis, garantindo que as regras e regulamentos do condomínio sejam claras e justas;
  • Certidões: É necessário obter certidões negativas de débitos junto a órgãos como INSS, FGTS, Prefeitura, entre outros.
Clique no botão e fale agora com o advogado especialista

É possível que as partes de uma incorporação imobiliária sejam pessoas ou indivíduos diferentes?

Definitivamente. É bastante comum que o proprietário do terreno, a construtora seja a responsável pelas vendas sejam partes diferentes, trabalhando em parceria. Essa parceria pode ser remunerada em dinheiro ou em unidades habitacionais, por exemplo.

Obviamente, isso torna muito importante ter uma atenção legal redobrada. Com contratos assinados de forma bastante clara e segura, a parceria tende a funcionar em maior segurança para todos os envolvidos, sem surpresas desagradáveis no fim do processo.

Como garantir que o projeto esteja de acordo com a legislação imobiliária e ambiental?

Há um velho ditado que diz que “é melhor prevenir do que remediar”. E ele existe porque é absolutamente verdadeiro. Custos legais de um problema que aconteceu tendem a ser muito superiores aos custos de garantir que tudo esteja em conformidade antes.

Por isso, a melhor solução sempre é contar com a assessoria de um escritório especializado no assunto. Desta forma, os passos só são dados depois que você já tem certeza de que o caminho está seguro. Isso evita grandes dores de cabeça para o seu empreendimento.

O que é revalidação da incorporação imobiliária?

A revalidação da incorporação imobiliária é a atualização de um empreendimento já registrado, necessária por mudanças na legislação, no projeto ou na documentação. Esse processo garante a conformidade legal e protege os interesses dos compradores.

Quais são os tipos de incorporação imobiliária?

Os tipos de incorporação imobiliária incluem a residencial, voltada para unidades habitacionais; a comercial, destinada a imóveis comerciais; a mista, que combina residências e comércio; e a de loteamento, que divide áreas em lotes para construção.

Quais os passos necessários para efetivar uma incorporação imobiliária?

Para efetivar uma incorporação imobiliária, deve-se elaborar o projeto e registrá-lo no cartório. Depois, obtêm-se as licenças de construção, iniciam-se as obras e a comercialização. Por fim, registra-se as unidades e entrega-se a documentação aos compradores, garantindo a legalidade do processo.

Qual o prazo do registro da incorporação imobiliária?

O prazo para o registro da incorporação imobiliária é, em geral, de 15 dias. Esse prazo pode variar dependendo de fatores como a complexidade da documentação e exigências do cartório, mas normalmente o processo é concluído nesse período. 

Precisando de um Advogado Especialista em sua causa?Somos o escritório certo para te atender.

Conclusão

Agora que você já entende como funciona uma incorporação imobiliária e qual a importância de contar com um escritório de advocacia especialista no assunto, é um bom momento para tomar uma decisão.

Se, ao longo deste artigo, você entendeu que necessita de uma assessoria legal para dar passos seguros no seu empreendimento, ficaremos muito honrados em ajudar. Entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta para assegurar um futuro pensado em conformidade com a lei e com as melhores oportunidades.

5/5 - (2 votos)
Galvão & Silva Advocacia
Autor
Galvão & Silva Advocacia

Artigo escrito por advogados especialistas do escritório Galvão & Silva Advocacia. Inscrita no CNPJ 22.889.244/0001-00 e Registro OAB/DF 2609/15. Conheça nossos autores.

Daniel Ângelo Luiz da Silva
Revisor
Daniel Ângelo Luiz da Silva

Advogado sócio fundador do escritório Galvão & Silva Advocacia, formado pela Universidade Processus em Brasília inscrito na OAB/DF sob o número 54.608, professor, escritor e palestrante de diversos temas relacionado ao direito brasileiro.

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escritório bem avaliado

Temos uma reputação global por fornecer serviços jurídicos excepcionais.
Ciro Silvano
Ciro Silvano Presidente - Casa do Caminho

"Tive uma experiência muito positiva. O escritório possui excelente estrutura e corpo jurídico."

Gabriel Lira
Gabriel Lira CEO - Agência Gruv

"Fui atendido pela equipe do dr. Daniel Silva e eles foram atenciosos a todo tempo, sempre me atualizando com todos os andamentos do processo."

Rafael Vaz
Rafael Vaz Empresário

"Atendimento deles é fora do comum, atenção em todas as etapas e principalmente a excelência da operação..."

Camilla Kassia
Camilla Kassia Gerente - Portobello S.A.

"Minha experiência por aqui é sempre a melhor possível, contar com o profissionalismo e responsabilidade do escritório..."

Luís Gustavo Moreira
Luís Gustavo Moreira Psicólogo

"Excelente atendimento, ótimos advogados! Foram certeiros no que eu precisava."

Mauro Gomes
Mauro Gomes Diretor Executivo - IBM Brasil

"Eu recomendo os advogados da Galvão e Silva para qualquer tipo de trabalho envolvendo qualquer interação com o governo..."

Elias Borges
Elias Borges Analista de Negócios - Sebrae

"Excelente escritório! Consegue reunir praticamente todas as características positivas para prestação de ótimos serviços..."

Edson Marques
Edson Marques Sócio - Cavalher Odontologia

"Gostei muito. São eficientes e comprometidos com o que prometem. Consultoria empresarial de primeira."

Rafaela Rocha
Rafaela Rocha Empresária

"Ambiente agradável com profissionais altamente qualificados, humanitários e eficientes..."

Luisa Zottis
Luisa Zottis Jornalista Internacional

"Excelente trabalho, recomendo."

Diógenes Finéias
Diógenes Finéias Militar - Exército Brasileiro

"Fui a vários escritórios, mas só aqui consegui resolver meu problema, Galvão e Silva, recomendo..."

Posts relacionados

Princípios do Direito Imobiliário: O que é...

Por Galvão & Silva Advocacia

19 mar 2025 ∙ 11 min de leitura

Imóvel Arrematado em Leilão: Direitos,...

Por Galvão & Silva Advocacia

05 fev 2025 ∙ 8 min de leitura

Advogado imobiliário em Areia Branca–RN

Por Galvão & Silva Advocacia

27 jan 2025 ∙ 9 min de leitura

Posts recomendados

Advogado especialista em dívidas bancárias

Por Galvão & Silva Advocacia

28 dez 2020 ∙ 16 min de leitura

Onde nos encontrar

Goiânia - GO
Av. Portugal, n°1148, Sala C 2501 - Edifício Órion Business & Health Complex, Setor Marista, Goiânia - GO CEP: 74.150-030
São Paulo - SP
Avenida Paulista, 1636 - Sala 1504 - Cerqueira César, São Paulo - SP CEP: 01.310-200
Belo Horizonte - BH
Rua Rio Grande do Norte, 1435, Sala 708 - Savassi, Belo Horizonte - MG CEP: 30130-138
Águas Claras - DF
Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino, Brasília - DF CEP: 71950-770
Fortaleza - CE
Rua Monsenhor Bruno, nº 1153, Sala 1423 - Scopa Platinum Corporate, Aldeota, Fortaleza - CE CEP: 60115-191
Florianópolis - SC
Av. Pref. Osmar Cunha, 416, Sala 1108 - Ed. Koerich Empresarial Rio Branco, Centro, Florianópolis - SC CEP: 88015-200
Natal - RN
Avenida Miguel Alcides de Araújo, 1920, Lote A, Capim Macio, Natal - RN CEP: 59078-270
Salvador - BA
Avenida Tancredo Neves, 2539, Sala 2609 - CEO Salvador Shopping Torre Londres, Caminho das Árvores, Salvador - BA CEP: 41820-021
Teresina - PI
Rua Thomas Edson, 2203 - Horto, Teresina - PI CEP: 64052-770
Curitiba - PR
Rua Bom Jesus, Nº 212, Sala 1904 - Juvevê - Curitiba - PR CEP: 80.035-010
João Pessoa - PB
Avenida Dom Pedro I, no 719, sala 104, Tambiá - João Pessoa - PB CEP: 58020-514

©2025 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados.
CNPJ 22.889.244/0001-00 | OAB/DF 2609/15

SCS Quadra 08, Venâncio Shopping, Bloco B-60, 2º Andar, Salas 203 e 204, Brasília - DF CEP: 70.333-900 Tel: +55 (61) 3702-9969

Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido

Olá, tudo bem? Clique aqui e agende uma consulta com o especialista.
Formulário de whatsapp
Ligar
Aguarde um momento enquanto geramos o seu protocolo de atendimento.