Blindagem Trabalhista: como proteger sua Empresa? - Galvão & Silva

Blindagem Trabalhista: como proteger sua Empresa?

29/06/2018

4 min de leitura

Atualizado em

O advogado e a blindagem trabalhista

Blindagem trabalhista vai muito além de um serviço estratégico que só atende grandes empresas. Trata-se de uma maneira de proteger a existência do negócio a longo prazo independentemente de seu tamanho.

A elaboração de uma estratégia inteligente de blindagem empresarial faz com que as dores de cabeça vindas de irregularidades trabalhistas sejam reduzidas ou, até mesmo, extintas. Mesmo assim, é comum que a prática apresente uma série de resistências, nascidas principalmente da falta de informação correta sobre o assunto.

Ao contrário do que muitos pensam, a blindagem trabalhista não consiste em enganar o outro. Ela não serve para achar formas de enganar a Justiça do Trabalho, a previdência ou os colaboradores da empresa. É, inclusive, exatamente o oposto. Trata-se do desenvolvimento de uma relação suficientemente transparente e adequada para que a empresa esteja “blindada” de futuros problemas que possam causar danos patrimoniais e à imagem do empreendimento.

É exatamente por isso que a blindagem trabalhista funciona como uma via que, ao mesmo tempo, protege a empresa e seus empregados, reduzindo desgastes e poupando custos futuros por meio de boas decisões no presente.

Com o objetivo de esclarecer o que é a blindagem trabalhista, como ela funciona e como ela auxilia as empresas, elaboramos o presente artigo. Confira!

Fale com um advogado especialista.

O que é a blindagem trabalhista?

A blindagem trabalhista consiste em uma série de procedimentos legais a serem adotados no cotidiano da empresa com o objetivo de reduzir qualquer tipo de problema na esfera trabalhista.

No Brasil, existe a noção equivocada de que é praticamente impossível uma empresa existir sem que haja uma série de incômodos com os trabalhadores que já passaram por ela. Essa noção é fruto de uma configuração já ultrapassada de enxergar o Direito Trabalhista, onde as práticas preventivas eram relegadas ao segundo plano ou completamente ignoradas.

Blindar significa prevenir

A maior parte das blindagens empresariais pode ser comparada com a blindagem de um automóvel, pois sua intenção é minimizar os danos caso algo ataque sua integridade. Na blindagem trabalhista, no entanto, a analogia é menos precisa, pois é praticamente certo que uma empresa que não mantenha essas boas práticas sofrerão danos na esfera trabalhista no futuro.

Uma consultoria preventiva irá reduzir as chances de ocorrência desses custos, que seriam quase garantidos sem a sua aplicação. A principal intenção desse método de prevenção é não deixar nenhum espaço para futuras multas.

Documentações adequadas, manutenção de provas benéficas para a empresa e registro das práticas corretas podem poupar uma enorme dor de cabeça, bem como multas significativas, no futuro.

Quais as vantagens da blindagem trabalhista?

Quando pensamos em blindagem trabalhista, o fim dos constantes incômodos com a Justiça do Trabalho é o objetivo ideal para a maior parte das pessoas. Há, no entanto, outras vantagens decorrentes desse benefício que podem se revelar tão importantes quanto. A seguir, tratamos um pouco mais sobre cada uma delas.

Ligue agora e agende uma reunião.

Redução de multas futuras

Não há dúvidas de que manter um empregado em uma empresa custa caro. Isso não significa, no entanto, que demissões, afastamentos e aposentadorias sejam motivo para que existam ainda mais custos decorrentes de multas.

A blindagem trabalhista permite que se minimize as chances de pagar alguma multa futura por meio de práticas mais condizentes com aquilo que é cobrado pelo Poder Judiciário. Em outras palavras, trata-se de adotar hábitos no presente para não pagar por eles (com juros) no futuro.

Facilidade no planejamento da empresa

Saber exatamente quanto custará contratar, demitir ou realizar mudanças no quadro de empregados a longo prazo é uma realidade ainda distante para muitas empresas. Por meio da blindagem trabalhista, no entanto, é possível é alcançar essa situação.

Melhor relação com os trabalhadores

Ao contrário do que muitos pensam, a blindagem trabalhista não é uma forma de se equilibrar nos limites da legalidade para oferecer menos aos empregados. Trata-se de um planejamento inteligente de recursos e práticas, buscando a supressão de razões legais para conflitos.

Esse tipo de estratégia inclui desde melhorias simples nos controles e registros da rotina da empresa, até mudanças burocráticas e de tratamento em relação aos empregados. Invariavelmente, essas mudanças são percebidas como melhorias, que acabam por estreitar os laços entre o trabalhador e a empresa, em função da maior transparência e das maiores certezas em relação à situação de trabalho de cada empregado.

O advogado e a blindagem trabalhista

A blindagem trabalhista é, pois, uma maneira de proteger a empresa em relação a possíveis gastos desnecessários relacionados a multas trabalhistas no futuro. Para que a blindagem aconteça de maneira adequada, é importante que ela seja elaborada por profissionais capacitados para isso e com experiência do assunto.

Ficou alguma dúvida? Precisa do serviço de um advogado especialista em Direito Empresarial e Direito Trabalhista? Entre em contato com nosso escritório de advocacia!

4.4/5 - (7 votos)
Autor
Galvão & Silva Advocacia

Artigo escrito por advogados especialistas do escritório Galvão & Silva Advocacia. Inscrita no CNPJ 22.889.244/0001-00 e Registro OAB/DF 2609/15. Conheça nossos autores.

Revisor
Daniel Ângelo Luiz da Silva

Advogado sócio fundador do escritório Galvão & Silva Advocacia, formado pela Universidade Processus em Brasília inscrito na OAB/DF sob o número 54.608, professor, escritor e palestrante de diversos temas relacionado ao direito brasileiro.

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escritório bem avaliado Temos uma reputação global por fornecer serviços jurídicos excepcionais.
Posts relacionados

Formação de Monopólios: Desafios para a...

Por Galvão & Silva Advocacia

18 nov 2024 ∙ 6 min de leitura

Como Blindar Minha Empresa de Processos...

Por Galvão & Silva Advocacia

22 out 2024 ∙ 7 min de leitura

Recuperação de Créditos não Tributários...

Por Galvão & Silva Advocacia

17 out 2024 ∙ 4 min de leitura

Posts recomendados

Advogado especialista em dívidas bancárias

Por Galvão & Silva Advocacia

28 dez 2020 ∙ 16 min de leitura

Onde nos encontrar
Goiânia - GO
Av. Portugal, n°1148, Sala C 2501 - Edifício Órion Business & Health Complex, Setor Marista, Goiânia - GO CEP: 74.150-030
São Paulo - SP
Avenida Paulista, 1636 - Sala 1504 - Cerqueira César, São Paulo - SP CEP: 01.310-200
Belo Horizonte - BH
Rua Rio Grande do Norte, 1435, Sala 708 - Savassi, Belo Horizonte - MG CEP: 30130-138
Águas Claras - DF
Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino, Brasília - DF CEP: 71950-770
Fortaleza - CE
Rua Monsenhor Bruno, nº 1153, Sala 1423 - Scopa Platinum Corporate, Aldeota, Fortaleza - CE CEP: 60115-191
Florianópolis - SC
Av. Pref. Osmar Cunha, 416, Sala 1108 - Ed. Koerich Empresarial Rio Branco, Centro, Florianópolis - SC CEP: 88015-200
Natal - RN
Avenida Miguel Alcides de Araújo, 1920, Lote A, Capim Macio, Natal - RN CEP: 59078-270
Salvador - BA
Avenida Tancredo Neves, 2539, Sala 2609 - CEO Salvador Shopping Torre Londres, Caminho das Árvores, Salvador - BA CEP: 41820-021
Teresina - PI
Rua Thomas Edson, 2203 - Horto, Teresina - PI CEP: 64052-770
Curitiba - PR
Rua Bom Jesus, Nº 212, Sala 1904 - Juvevê - Curitiba - PR CEP: 80.035-010
João Pessoa - PB
Avenida Dom Pedro I, no 719, sala 104, Tambiá - João Pessoa - PB CEP: 58020-514

©2024 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados.
CNPJ 22.889.244/0001-00 | OAB/DF 2609/15

SCS Quadra 08, Venâncio Shopping, Bloco B-60, 2º Andar, Salas 203 e 204, Brasília - DF CEP: 70.333-900 Tel: +55 (61) 3702-9969

Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido

Olá, tudo bem? Clique aqui e agende uma consulta com o especialista.
Formulário de whatsapp
Ligar
Aguarde um momento enquanto geramos o seu protocolo de atendimento.