Por que é importante contar com a ajuda de um advogado na ida à delegacia?
Embora muitas pessoas sustentem a ideia de que basta ir à delegacia e responder tudo aquilo que for perguntado para que tudo dê certo, a realidade é um pouco mais complexa que isso. A enorme maioria das pessoas não tem qualquer tipo de experiência ou preparo para lidar com a pressão e a ansiedade que é estar em frente à autoridade policial, respondendo perguntas elaboradas com técnicas que favorecem essa pressão.
Por vezes, neste cenário de nervosismo, pessoas falam coisas inadequadas que podem se tornar um problema, mas que sequer precisariam ter dito. É por isso que o acompanhamento em delegacia é uma forma importante de contrabalancear a pressão da situação, garantindo que haja uma pessoa especializada no assunto dando segurança e direcionamento para você.
Só investigados precisam de ajuda em uma ida à delegacia?
Não. Recomenda-se que até mesmo testemunhas, pessoas prestando depoimento e pessoas que estejam denunciando um crime sejam acompanhadas. Isso garante que você diga exatamente aquilo que pretende dizer, evitando a tendência natural de deixar que o nervosismo atrapalhe.
Contar com um advogado é “coisa de quem tem algo a esconder”?
Essa noção de quem “quem não deve, não teme” é uma das maiores falácias mantidas no pensamento popular. Embora isso possa ser verdade na rotina comum de todos nós, quando se trata de estar em um delegacia, é absolutamente normal que quem não deve tenha, sim, medo e nervosismo em frente à autoridade policial.
Isso não é uma falha ou um sinal de culpa. Há toda uma construção social, profundamente estudada no Direito e na Sociologia, que dá, à autoridade, uma inspiração de medo. Muitas vezes, ainda, é papel da autoridade policial pressionar as pessoas de forma que elas não costumam ser em sua rotina, fazendo-as ceder “informações” que não correspondem a verdade, pelo simples fato de quererem acabar logo com aquela situação.
Por que é importante ter orientação sobre seu depoimento?
Como respondido na pergunta anterior, é importante ter um alinhamento sobre tudo aquilo que será falada em um depoimento. Isso não é uma forma de esconder a verdade – pelo contrário: é uma forma de dar segurança para a pessoa de que ela sabe exatamente o que falar, sem contradições, sem preencher lacunas de forma fantasiosa e sem ceder à pressão em função de não estar preparada.